Um Clube Jovem e Dinamico, virado para a Natureza, para a Juventude e para o Futuro Desportivo no Alentejo!
publicado por CNAlvito | Quinta-feira, 07 Agosto , 2008, 23:57

Costa de Stº André, 28 Julho a 1 Agosto 2008

Férias... muito activas!

A época transacta foi francamente posítiva em termos de captação. Um conjunto interessante de pequenos candidatos a atletas aderiram ao nosso projecto desportivo, reforçando o grupo de Viana. Começaram a treinar, com bastante regularidade e a participarem nas provas, com alguns bons resultados que nos entusiasmaram.

No final das aulas continuaram muito participativos o que nos levou a programar uma semaninha de aventura, praia e desporto para eles... com o objectivo de os integrar melhor no espírito e prática do Clube, de os ligar mais intensamente ao grupo e de os conhecer melhor em situações de maior pressão, longe das saias das mamãs e da "parvoeira" do ambiente da escola.

Abertas as inscrições aos atletas de 10 a 13 anos (Benjamins e Infantis) responderam ao desafio 9 candidatos: 5 rapazes e 4 raparigas que se distribuiram por 3 equipas para realizar todas as tarefas de campismo e as actividades desportivas, competitivamente.

O Acampamento foi instalado no Parque da Costa de Stº André, da Federação Portuguesa de Montanhismo e Campismo, com 4 tendas, uma cozinha e um toldo.

A vida no acampamento decorreu com a realização de tarefas, como a preparação das sandes para a jornada, arrumações e limpezas, manufactura do jantar e lavagens de louça, a que, os meninos não estão muito habituados, mas que muita falta lhes fazem para um crescimento harmonioso, em termos sociais e tendo em vista a autonomia que é o objectivo prioritário da educação (1).

 

As actividades desportivas,  foram disputadas pelas três equipas constituídas do seguinte modo: A (Susana + Cláudio + Inês M), B (Hugo + Paul + Tina) e C (João + Diogo + Joana). No final a equipa A acumularia os pontos necessários para vencer o certame.

A Corrida Pedestre esteve presente em três formatos: Estafeta, na Costa de Stº André, com vitória da equipa A, Contra-relógio por equipas, de stº André para a praia do Monte Velho, com vitória da equipa C e, ainda, uma corrida na praia, em S. Torpes, sem carácter competitivo.

A Orientação, como é óbvio, teve várias actividades, com Aprendizagem e um Sprint na cidade de Stº André, uma de BTT em Deixa o Resto e outra de parque em Sines, todas com vitória da equipa B.

Haveria, ainda, uma actividade especial, sem carácter competitivo - a Nocturna que constituiu um dos pontos altos do Acampamento, pois pôs à prova os nervos de aço (ou não) do pessoal, com os medos do escuro e as histórias da floresta a fazerem vacilar até os "heróis"... (2)

O BTT contou com a realização de uma Estafeta, junto ao Parque, com vitória da equipa B...

 

... um Contra-relógio por equipas, no mesmo percurso, com vitória da equipa C e um Run&Bike, de Melides para o Parque, com vitória da equipa B, novamente.

As actividades, em plena praia, envolveram, ainda, a realização, na Praia da Lagoa de Stº André, de um Torneio de Futepraia, com vitória da equipa B, de uma Estafeta de Natação, com vitória da equipa A e de um Contra-relógio de Canoagem (após aprendizagem da técnica da pagaia), com vitória da equipa A.

Em grupo realizaram, também, uma Caminhada, pela Vereda de Brescos, enquanto, no Parque de Campismo, à tardinha, durante a preparação dos jantares, decorreu um Torneio de Malha, com vitória da equipa B.

Pensamos ter sido um bom Acampamento, com os objectivos atingidos e que mereceu da parte dos participantes, uma avaliação final superior a 4 (escala de 1 a 5).

A avaliação do leader rondou esse valor, igualmente. Houve bons momentos desportivos, o pessoal participou bem nas tarefas distribuídas, por escala (com alguma falta de iniciativa dos três chefes de equipa) e, individualmente, mesmo os mais "bebés" conseguiram ultrapassar as normais dificuldades da ausência da mamã e só há a referência da falta de hábito dos pequenos-almoços (3) que, no acampamento foram bastante reforçados e de algumas "esquisitices" de um ou outro (4). Negativamente, só mesmo, o abandono da Joana, com bastante pena nossa, logo ao segundo dia!

Algumas recomendações às mamãs:

(1) Devem colocar os meninos a realizar tarefas domésticas para que não cheguem a adultos sem saber tratar de si;

(2) Não mimem demasiado os meninos, nem lhes contem "histórias de terror" para que eles não fiquem mariquinhas a vida inteira;

(3) Por favor, façam-nos comer substancialmente ao pequeno-almoço, pois é uma refeição importantissima para quem está a crescer e, neste caso, também, para quem pratica desporto - não sejam preguiçosas nem lhes entreguem dinheiro para ir comer batatas fritas (e outras travias) para a cantina da escola, o que é um autêntico veneno para eles;

(4) Não os deixem ser esquisitos, pois a vida não está para esquisitices...

JP/

 

tags:

mais sobre mim
Agosto 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15
16

18
19
20
21
22
23

24
25
26
28
29



pesquisar neste blog
 
blogs SAPO